Tumores de intestino
INTRODUÇÃO - CONCEITO |
O CANCÊR DE INTESTINO é um dos mais freqüentes tumores do tubo digestivo. Para uma melhor abordagem desse tema é conveniente recordarmos que o tubo digestivo está constituído pelo ESÔFADO, ESTÔMAGO E INTESTINO. Este por sua vez compreende dois segmentos distintos: Um segmento mais fino localizado após o estômago, chamada intestino delgado que está relacionado com a digestão e a absorção dos alimentos, e outro segmento mais grosso, o intestino grosso, que tem a função de armazenar, absorver água e nutrientes e excretar resíduos não aproveitados pelo organismo através das fezes.
ETIOLOGIA - ETIOPATOGENIA |
Atualmente acredita-se que o câncer do cólon e do reto seja causado por uma associação de fatores genéticos e ambientais.
Dentre esses fatores de risco podemos citar:
1º) Dieta com alto teor de gordura e pequena quantidade de fibra:
Alimentação rica em gordura animal, pobre em fibra e rica em corantes favorece a incidência desse tipo de câncer.
2º) Hábitos e estilo de vida
Estudos mostram que indivíduos que não praticam exercícios têm maior risco em desenvolver câncer colorretal.
3º) Idade Quanto maior a idade, maior o risco.
4º) Pólipos
Os pólipos são tumores benignos, parecidos com verrugas que se desenvolvem na parede interna do cólon e reto. Cerca de 60% dos pólipos do intestino são adenomas, os quais apresentam potencial para malignização.
5º) História familiar de câncer intestinal
Quanto mais pessoas de uma mesma família tiveram diagnóstico de câncer colorretal, maior o risco de desenvolver a doença.
6º) Antecedentes pessoais de câncer
Mulheres que tiveram câncer de ovário, corpo do útero (endométrio) ou mama têm maior risco de desenvolver câncer colorretal.
7º) Doença intestinal inflamatória
A retocolite ulcerativa e a doença de Crohn são doenças inflamatórias benignas que causam inflamação em graus variados na mucosa do intestino grosso. As