Cancer De Intestino
Câncer de intestino é um importante
problema de saúde pública, especialmente nos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, estima-se que 147.000 pessoas são diagnosticadas anualmente com câncer de intestino e aproximadamente 57.000 morrem por causa da doença. É o terceiro tipo de câncer mais comum, após o câncer de mama e pulmão nas mulheres e do câncer de próstata e pulmão nos homens, com exceção do câncer de pele. As Estimativas de
Incidência de Câncer no Brasil para
2006, publicadas pelo INCA, apontam o câncer colorretal como o 5º tumor maligno mais freqüente entre homens
(com 11390 casos novos) e 4º entre as mulheres (13970 casos novos). A maior incidência de casos ocorre na faixa etária entre 50 e 70 anos, mas as possibilidades de desenvolvimento já aumentam a partir dos 40 anos.
No entanto, a incidência entre negros vem aumentando desde o início dos anos
70, mas a razão para isto é desconhecida. Câncer é um crescimento anormal e descontrolado de células. Normalmente, as células do corpo se dividem de modo regular, com novas células sendo formadas para substituir igual número de células que se “esgotaram” ou para reparar danos.
No câncer, células proliferam descontroladamente e o crescimento anormal de células cancerosas forma tumores, os quais podem destruir ou substituir tecidos normais do organismo.
Nem todos os crescimentos anormais – conhecidos como tumores – são cancerosos ou malignos. Um tumor benigno não é canceroso. As células de um tumor benigno têm aparência similar à de células normais. Embora um tumor benigno possa crescer até se tornar suficientemente grande para interferir com as funções normais do organismo, ele não se dissemina para outras partes do corpo. Tumores benignos que são retirados raramente retornam.
Tumores cancerosos, ou malignos, podem invadir tecidos ao redor. Através de um processo conhecido como metástase, células malignas migram para locais distantes no corpo, onde as células podem se