Tumor cerebral
O tumor cerebral é caracterizado pelo crescimento anormal de células, no cérebro ou nas meninges, que pode acontecer devido a mutações genéticas ou ao desenvolvimento de metástases de câncer em outras partes do corpo.
Normalmente, os tumores cerebrais podem ser divididos em 4 grupos, de acordo com a sua velocidade de crescimento:
Tumor cerebral grau 1 e 2: tumor cerebral de crescimento lento que, raramente, se espalha para outras regiões do cérebro. Normalmente, são tumores cerebrais benignos, como glioma ou meningioma;
Tumor cerebral grau 3 e 4: geralmente, é um tumor cerebral maligno que apresenta crescimento rápido.
O tumor cerebral tem cura, principalmente quando é benigno e têm limites bem definidos, podendo ser combatido com quimioterapia, radioterapia ou retirado através de cirurgia. Sintomas de tumor no cérebro
Os sintomas de tumor no cérebro dependem do tamanho, da velocidade de crescimento e da localização do tumor, podendo surgir em qualquer idade, inclusive em crianças.
Normalmente, os tumores cerebrais benignos, como o meningioma ou o glioma, aparecem apenas numa região do cérebro, crescem devagar e nem sempre precisam de tratamento, uma vez que os riscos da cirurgia podem ser superiores aos défices provocados pelo tumor.
Já quando tumores cerebrais são malignos, geralmente, surgem como metástase em pacientes que têm câncer em outra parte do corpo, como pulmão ou mama, por exemplo, e cresce rapidamente, podendo estar presente em várias regiões do cérebro.
A ressonância magnética ou a tomografia computadorizada são os melhores exames para saber se sintomas, como dor de cabeça intensa, alterações na visão, vômitos ou convulsões estão relacionadas à existência de um tumor cerebral.
Principais sintomas de acordo com a localização do tumor cerebral
Sintomas de tumor cerebral por região afetada
Os primeiros sinais e sintomas de tumor cerebral surgem relacionados à região do cérebro onde está localizado o tumor.
Sintomas de tumor cerebral