Tudo
\sum M_H = \sum M_{AH}
Onde MH é a soma das forças que empurram o corpo para o sentido horário (momento horário) e MAH, as que empurram para o sentido anti-horário (momento anti-horário).
Para calcular cada força individualmente, deve-se desenvolver a equação acima:
\sum M = M_1 + M_2 + M_3 + ... + M_n
Onde
M = F \times d
Em que M é o momento, F a força, e d a distância entre um apoio e a força em questão.
Pelo SI, a força é em newtons e a distância em metros.
Corpos extensos sobre um apoio
Nesses casos, o corpo está em equilíbrio sobre um apoio.
Exemplo 1
Uma gangorra de quatro metros, homogênea e de massa despresível, é sustentada por um apoio, exatamente há dois metros das extremidades. Uma criança A de massa 30kg está sentada há 2 metros do apoio da gangorra, e uma criança B de massa 40kg está sentada há 1,5 metros do apoio. A gangorra está em equilíbrio, considerando a aceleração gravitacional 10 m/s²?
Primeiramente, deve-se verificar cada momento. Enquanto a criança A leva a gongorra a girar a um lado, a criança B leva ao outro. Temos então:
M_{criancaA} = M_{criancaB} \to F_Ad_A = F_Bd_B \to P_Ad_A = P_Bd_B \to m_Agd_A = m_Bgd_B
30 \times 10 \times 2 = 40 \times 10 \times 1,5 \to 600 = 600
Logo, a gangorra está em equilíbrio.
Exemplo 2
Em um salão de festas, há uma mesa de seis metros, sustentada por um apoio localizado exatamente a 3,5 metros da extremidade esquerda, homogênea e de massa A, igual a 20kg. À esquerda do apoio, há vários objetos: um objeto B de 2kg, localizado a 1,5 metro do apoio e um objeto C de 1kg, a 2 metros. A 1,5 metro do apoio, à direita, está localizado um objeto D, de massa 10kg. Considere g = 10. Observe que o centro de gravidade da mesa, está