tudo
Os principais aspectos ambientais do processo de fabricação da cerveja, está relacionado ao grande consumo de insumos e geração de rejeitos.
O setor cervejeiro consome uma grande quantidade de água, necessitando de um maior consumo de efluentes e um alto consumo de energia, gerando assim resíduos sólidos , efluentes e de emissão gasosa. Tendo também os insumos como matéria prima (cevada), soda caustica, que é utilizada para lavagem, o CO2 (envade) entre outros produtos químicos em geral.
O tipo de envase utilizado, a tecnologia de pasteurização, idade da planta, aspectos operacionais e o nível tecnológico, são os principais fatores para se saber como será o consumo de água.
Água
O resfriamento e a lavagem são as etapas que mais consomem água nas cervejarias.
O que influencia também no consumo de água no processo de fabricação da cerveja é o tipo de vasilhame onde a bebida é condicionada, pois existem fabricas que trabalham só com latinhas assim seu consumo é menor, mas as que utilizam as garrafas, há um grande consumo, por sua grande necessidade de limpeza e para a remoção de rótulos.
Energia Elétrica
O calor de processo e energia elétrica são as duas formas que mais consomem energia na industria de cerveja. As instalações de refrigeração, planta de ar comprimido, o envase, a planta de recuperação de CO2 e equipamentos de ar condicionado são os principais consumidores de energia elétrica.
Principais poluentes
Emissões atmosféricas – as principais emissões atmosféricas da cervejaria são as emissões de gases, emissões de CO2, emissões de poeira e odor.
Emissões de gases de combustão – vem da caldeira de produção de vapor, são compostas de gases de combustão (CO2, CO, NOx, SOx, Hidro carbonetos) e material particulado.
Emissão de CO2 – gerado em grande quantidade durante a fermentação.
Emissão de poeiras – provém do recebimento e transporte de malte, gritz e outras matérias. Depende também do sistema de ensilagem,