Tudo sobre a caatinga
A Caatinga é uma bioma brasileiro do sertão nordestino. Compreende parcialmente todos os estados do nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) e uma pequena parte do norte de Minas Gerais
As principais características da caatinga são:
- forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas; - presença de cactos e bromélias; - os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação); - as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno.
Domínio da Caatinga
Caa=Mata + tinga=branca = floresta branca
Relevo e chuvas
da Caatinga - Depressão
O planalto é uma grande barreira para as nuvens carregadas de umidade que vêm do oceano Atlântico em direção ao interior. Quando essas nuvens encontram este "paredão", elas se condensam, provocando chuvas nas regiões mais baixas do lado oriental do planalto, ou seja, o lado voltado para o oceano. As nuvens não conseguem ultrapassar o planalto da Borborema. Isto dificulta a ocorrência de chuvas do lado ocidental, que é marcado pela seca. Este lado seco é o que faz parte do bioma caatinga.
Uma formação característica do relevo do nordeste é o inselberg, com a presença de morros residuais que se formaram pela erosão eólica. O relevo da caatinga foi muito desgastado durante os anos pelos seus habitantes, contém formação se grandes planícies e cumes.
Vegetação
A paisagem arbustiva típica do Sertão Nordestino, que dá o nome a esse domínio geoecológico, é a Caatinga. Possui grande heterogeneidade quanto ao seu aspecto e composição vegetal. Em algumas áreas, forma-se uma mata rala ou aberta, com muitos arbustos e pequenas árvores, tais como juazeiro, a aroeira, baraúna, etc. Em outras áreas o solo apresentase quase que descoberto, proliferando os vegetais xerófilos, como as cactáceas (mandacaru, facheiro, xique-xique, coroa de