tudo sobre Galaxias
Os astrônomos afirmam que as galáxias se formaram a partir do Big Bang, a grande explosão que deu origem a tudo. Esta explosão ocorre a cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. Após esta grande explosão, as massas foram se agrupando de acordo com a força gravitacional.
O diâmetro do disco Galáctico é quase exatamente 100.000 anos-luz, embora recentes medições provaram que em determinados lugares, a Galáxia tem um raio de mais de 50.000 anos-luz. Em média, a Via Láctea tem uma espessura de 2.000 anos-luz, porém, a "visão lateral da Galáctica" revela que existe um Caroço Galáctico no centro da Galáxia que tem um diâmetro de cerca de 3.000 anos-luz e uma espessura de até 5.000 anos luz. Esta parte da Via Láctea é chamada também de "protuberância central”. Devido a este tamanho enorme - o volume de espaço dever ser de aproximadamente 6.28x1013 anos-luz-cúbicos.
Dentro da Galáxia, nosso sol é só um ponto minúsculo na totalidade que se perde na luz de 100 bilhões pontos similares. O espaço interestelar é levado por átomos de gás e nuvens de pó grandes que prejudicam nossa visão às partes íntimas da Galáxia. Consequentemente, era correspondentemente difícil de se determinar nossa posição exata na Galáxia, isso significa que podemos apenas determinar nossa situação relativa a um único ponto fixo dentro do sistema de estrelas girando - o centro Galáctico. O Sol fica situado só aproximadamente 50 anos-luz sobre o plano Galáctico - o lugar simétrico que verticalmente divide o Via lácteo em dois