Astronomia
Como se formaram os elementos químicos?
Como se formaram todos os elementos? O sal, o oxigênio, os ferros, entre outros elementos. A teoria conhecida hoje como Nucleossíntese Primordial é a mais aceita, ela diz que os elementos mais leves como o Hidrogênio que é o mais abundante do universo e o Hélio formaram-se quando o universo ainda estava em processo de moldagem, pouco tempo depois de ocorrer a tal famosa grande explosão ou big bang. Já os elementos mais pesados como oxigênio, ferro, nitrogênio, entre outros foram e continuam até hoje sendo formados no interior das estrelas por meio de fusões nucleares. Esse processo é conhecido como Nucleossíntese Estelar.
Representação do sol e sua composição química.
Quando ocorrem essas fusões, o núcleo dos elementos prontos são inferiores aos núcleos deles mesmos em formação, ou seja, ocorre à perda de massa e essa massa que é perdida é convertida em energia para abastecer as estrelas. No caso do sol, é por isso que podemos ver sua luz e sentir seu calor, devido à massa perdida dos elementos que ele utiliza como energia para pegar fogo e nos aquecer. Albert Eisntein já havia teorizado isso há muito tempo com sua equação E=MC² (Energia é igual à Massa e Calor ao Quadrado).
Representação das fusões dos elementos no núcleo do Sol.
Existem reações que são mais frequentes e produzem diferentes níveis de elementos no interior de cada estrela. No interior do sol existem reações que convertem quatro núcleos de Hidrogênio em um de Hélio e assim por diante passando por carbono e oxigênio.
Representação de fusão de elementos mais pesados do que o ferro em estrelas maiores que o sol
Em estrelas com maior massa e mais pesadas do que o sol é criado elementos mais pesados como Carbono, Oxigênio e Nitrogênio. Quanto maior for a estrela, mais pesado serão seus elementos criados e mais fortes e intensas serão suas fusões para a criação desses elementos.
Embora já tenham se passado bilhões de anos