Tudo seria mais complicado sem ele
KAHNEY, Leander. “Tudo seria mais complicado sem ele”. Revista Veja. São Paulo, SP, v. 2238, n. 41, p. 110-111, out. 2011.
TUDO SERIA MAIS COMPLICADO SEM ELE
Quando se cita o nome Steve Jobs vê-se o sinônimo da disseminação e avanço da informática, pois este foi grande ícone do mundo digital, responsável direto pelo desenvolvimento de grandes produtos que mudaram por completo a história do mundo tecnológico. Jobs sempre tentou fazer com que todo novo projeto a ser desenvolvido fosse intuitivo e de fácil manuseio, forçando seus principais concorrentes a seguir tais padrões.
Os equipamentos desenvolvidos por Jobs mostraram ao mundo um novo modelo de comunicação direta entre usuário e máquina, como os Iphone’s e Ipad’s colocaram em evidência a tecnologia das telas touch screen(sensível ao toque), e acabou por levar estas mesma tecnologia para outros equipamentos como vemos em grande parte dos caixas de bancos.
Jobs quis tornar o uso doméstico do computador mais simples possível, por isso junto com seu sócio lançou no mercado o computador que trouxe mais facilidade de uso aos usuários finais, já que este não teria necessidade de montagem nem de configuração, como computadores vendidos anteriormente, e posteriormente inseriu a interface gráfica em seus computadores, um outro grande passo para a história da computação .
O mercado da música também não seria o mesmo sem a intervenção de Jobs, pois além de desenvolver equipamentos de fácil manuseio para reprodução de MP3, ele introduziu a ideia de vender música pela internet a um preço bem acessível, esta mesma internet que estava a ponto de acabar com a industria musical, por conta da pirataria.
Mesmo com todas estas contribuições ao mercado internacional, Jobs muitas vezes foi criticado por querer simplificar ao máximo o uso de seus aparelhos, pois ele quis dar a estes equipamentos a simplicidade de uso de qualquer usuário, porém seus concorrentes viram isso como perda de funcionalidades de