Willian deming
William Edward Deming nasceu em 14 de outubro de 1900, em Sioux City, estado de Iowa. Era filho de William Albert Deming e Pluma Irene Edwards. Teve mais dois irmãos. Seus pais consideravam a educação algo fundamental para seus filhos.
Graduado em engenharia (1921), permanece na Universidade de Wyoming até 1922 estudando matemática. Depois disso, transferiu-se para a Escola de Minas do Colorado onde faz mestrado em Matemática e Física, participando também da banda da instituição, onde era flautista. Assim que se forma recebe convite para trabalhar em Yale que ofereceu a ele isenção de taxas e emprego em meio período.
Em 1928, Deming já terminara seu doutorado em Yale quando inicia sua carreira no governo como Físico Matemático no Laboratório de Pesquisas de Fixação do Nitrogênio da USDA (o Departamento de Agricultura dos EUA). Durante o tempo em que esteve na USDA, Deming fez 38 publicações que já demonstravam seu interesse pela estatística.
Durante as décadas de 30 e a de 50 Deming vai trabalhar como professor especial no Departamento Nacional de Padronização, sendo professor de Matemática e Estatística (1930-46), como chefe do Departamento de Matemática e Estatística da Escola de Pós-Graduação do USDA (1930-53).
Em 1943 Deming publica seu primeiro livro “Ajustamento Estatístico dos Dados”.
Neste período ele também vai para Londres (em 1936) para estudar Teoria Estatística na Universidade de Londres e conhece o trabalho de Jerzy Neyman, responsável pela publicação de um estudo que foi um marco na história da amostragem. Neyman acabou indo para os EUA lecionar na USDA, em 1937, o que resultou em um livro publicado por Deming chamado “Palestras e Conferências em Estatística Matemática”.
Na década de 50, Deming vai para o Japão para colaborar na realização do censo japonês. Ele viaja diversas vezes ao Japão a convite da JUSE (Japan Union of Scientists and Engineers) para ministrar palestras e conferências aos diversos líderes empresariais