Tudo fica melhor com musica
“A arte de musicalizar reverbera em aspectos de valores morais, trabalha com regras e limites sociais e provoca aplausos da platéia.”
1. APRESENTAÇÃO A idéia de montar um projeto de inicialização musical para jovens surgiu a partir da verificação da existência de poucas ações no município voltadas à cultura. Constatamos, a partir de entrevistas com as famílias e da rede socioassistencial, que grande parte da população jovem do município encontra-se descontente com as possibilidades de entretenimento e de atividades culturais da cidade. Identificamos jovens interessados em aprender a tocar instrumentos musicais, muitos desses, participando de atividades ilícitas e colocando-se em risco.
Oferecer a oportunidade para jovens aprenderem a tocar violão, flauta e bateria e com isso mobilizar a sociedade local para ações que incentivem e valorizem esses talentos é um dos objetivos desse projeto. Acreditamos que esse incentivo produzirá mudanças sociais: reduzindo número de jovens na rua; trabalhando com conscientização e inserção social; elevando autoestima; trocando experiências dentre outros efeitos. Concomitante ao trabalho com os jovens serão realizadas atividades com suas famílias. Com os dados obtidos através do plano familiar teremos condições de identificar as necessidades de cada família e junto com seus integrantes desenvolver estratégias para superar as dificuldades vividas e com isso fortalecê-las.
Terão prioridade nesse projeto jovens de 12 a 20 anos. A princípio, serão disponibilizadas vagas para 30 alunos com início das aulas entre os meses de junho e julho de 2011 com duração de 6 meses após o início. A execução do projeto será de responsabilidade da Secretaria municipal de assistência social e contará com a colaboração de seus parceiros.
Como se trata de um município com grande extensão rural, ao longo do desenvolvimento desse projeto buscaremos formas de ampliar as comunidades atendidas na busca de atingir