Curso De Improvisa O Ademir Junior
De
Improvisação
Ademir Júnior
1
Curso de improvisação
Modo avançado
Conteúdo
• Domínio de escalas
• Notas evidentes
•
Sons modais
• Gráficos de melodia, harmonia e ritmo.
• Gráficos: Horizontal e Vertical
• Superposição de acordes e escalas
• Imagens musicais
• Estilo e Liberdade
2
Introdução:
Esse conteúdo é uma seqüência do nível técnico de improvisação que está no primeiro volume.
Aqui a minha intenção não é técnica somente, mas de aguçar a criatividade e o bom raciocínio de cada músico na improvisação.
A parte principal são os gráficos e o trabalho de imagens musicais, que para muitos será de grande valia.
Passamos muito tempo pensando em notas e escalas, mais elas não são o foco final, e por não enxergar muito a frente perdemos longos anos de estudo.
Deve-se ter um alvo maior para se fazer música. A música é ferramenta de linguagem universal e humana e fala coisas que a retórica não fala. Chega aonde os recursos da ciência ainda não chegaram. A música em si tem um poder muito grande sobre os homens. Alegra, entristece, traz boas e más recordações, une povos, e muita das vezes pode trazer guerra entre etnias e nações.
Tem o poder também de curar sentimentos, e em algumas vezes ferir sentimentos. Como improvisador você tem uma oportunidade impar de fazer alguma coisa boa nesse mundo. Se olhar dessa forma entenderá que não são apenas escalas e harmonias que interessam, mas existem coisas mais profundas para si viver na música. As ferramentas estão em suas mãos, você é o comunicador, prepare o vocabulário e as intenções do coração, pois milhares de pessoas poderão ouvir a sua voz e tomar um novo rumo em seus corações e em suas atitudes.
Fale pelo coração ao tocar! Pense, projete bons solos, e analise os que não foram tão bons, o mundo da improvisação está de portas abertas para te mostrar coisas novas também, coisas que não são apenas improvisos, mas virtudes espirituais que foram permitidas para que você entendesse o verdadeiro sentido da vida.
3