Documento
O livro fala dos anos 70 e a preocupação com o homem sócial, que ele seria o produto e o criador da Sociedade em que ele vive, podendo usar o poder da comunicação tanto para o benefício quanto para prejudicar, mas nem todas as pessoas desenvolvem seu poder de comunicação pois lhes faltam orientações e instruções.
O que é Comunicação
Prólogo
Na década de 70, foi descoberto o “ Homem Social”. Em 70 concretizou-se uma importância ao fato do homem ser o produto e o criador de sua própria sociedade e sua cultura ao mesmo tempo. A primeira reação após esta descoberta foi lhe aplicar os modelos mecanicistas e pragmáticos emergente das ciências físicas e naturais. Seriam eles métodos e procedimentos de planejamento, organização, administração, capacitação etc, aplicados com boa vontade, têm gerado formas manipulatórias e desumanas de trabalho com as pessoas.
O Meio Ambiente Social da Comunicação
Não se pode existir comunicação sem sociedade, muito menos sociedade sem comunicação. A comunicação ao pode ser melhor que a sua sociedade nem a sociedade melhor que a sua comunicação. Cada sociedade tem a Comunicação que merece.
A Comunicação foi o canal por onde os padrões de vida de uma certa cultura foi transmitida para um membro de sua sociedade para que ele aprendesse a ser membro desta. Tudo isso é possível graças a Comunicação. A comunicação não é composta apenas pelos Meios de Comunicação Social pois ela é composta pelos atos de comunicação que um homem realiza desde quando ele se levanta de manhã até quando ele deita-se à noite. A Comunicação se tornou uma necessidade básica aos homens.
Os Meios exercem muita influência sobre as pessoas, essas influências são tanto “positivas” quanto “negativas”, é o caso do Jornal, do Rádio e da TV etc. Cenas passadas na TV podem lhe ajudar em acontecimentos em sua vida, pois se acontece algo semelhante ao que se passou em uma novela por exemplo, você já saberá o que fazer.
Do Grunhido ao Satélite
A Comunicação evoluiu