tudo deve como deve
Soja: A soja tem sido alvo de muitos estudos e sua eficácia é comprovada quanto ao seu efeito em reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, pela ação das isoflavonas, uma classe de substâncias vegetais que têm funções semelhantes ao estrógeno humano. As principais fontes de soja na alimentação são: feijão de soja, óleo de soja, queijo de soja (tofu), molho de soja (shoyo), farinha de soja, leite de soja e o concentrado protéico da soja. Este concentrado de proteínas da soja é amplamente utilizado como base de alimentos liofilizados e como “suplemento protéico”.
Aveia: O farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e com maior capacidade de diminuir o colesterol sangüíneo, reduzindo a absorção de colesterol e retardando a digestão das gorduras. É proveniente de um processo mecânico da separação do grão de aveia e esta por sua vez, faz parte do grupo de cereais, como o arroz, trigo e milho.
Linhaça: é um alimento vegetal que oferece benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares. Vários estudos mostraram comprovada eficácia do consumo de linhaça e redução de colesterol. Existem dois tipos de linhaça, a marrom cultivada em regiões de clima quente e úmido, como o Brasil e a dourada, plantada em regiões frias como norte dos Estados Unidos e Canadá. No cultivo da linhaça marrom são utilizados agrotóxicos, enquanto a dourada é cultivada de forma orgânica.
Ômega-3: A partir de estudos epidemiológicos com esquimós da Groenlândia e vilas japonesas estabeleceu-se uma associação entre a baixa incidência de doença coronariana e o consumo de peixes e animais marinhos, alimentos ricos em ômega-3.
Os ácidos graxos ômega-3 podem promover a redução do perfil lipídico, principalmente diminuindo os níveis de triglicérides. Podem promover também outros efeitos cardiovasculares, como reduzir a viscosidade do sangue, promover relaxamento das artérias coronárias e redução da