tudo de venturi
O tubo de Venturi ou venturímetro, como o próprio nome indica, foi inventado no século XVIII pelo cientista G. B. Venturi (1746-1822).
Este tubo consiste num dispositivo para medir a velocidade de escoamento de um fluido através de um tubo.
É formado por duas secções adelgaçadas de um tubo ligadas por uma garganta estreita. A velocidade do fluido nagarganta aumenta e, em consequência, a pressão diminui. Ligando um manómetro às três secções do tubo pode sermedida a diminuição de pressão, e pode ser calculada a velocidade do fluxo através da garganta.
O tubo de Venturi é ainda utilizado para misturar uma pulverização fina de um líquido num gás, como acontece nocarburador de um motor a combustão. A gasolina da câmara de flutuação é pulverizada em finas gotas quando éaspirada na forma de um jato, devido à baixa pressão na garganta do tubo de Venturi por onde tem de passar antes deser misturada com o ar.
As principais partes que constituem o Tubo de Venturi são o cilindro de entrada, onde se faz a medida de alta pressão; o cone (convergente) de entrada, destinado a aumentar progressivamente a velocidade do fluido; a garganta cilíndrica, onde se faz a tomada de baixa pressão; e o cone de saída, que diminui progressivamente a velocidade até ser igual à de entrada. Este elemento deprimogênio, comparado à placa de orifício e à boca, é o que apresenta menor perda de carga do escoamento da tubulação. Não já formação de vena contracta, ou seja, a área efetiva do escoamento é aproximadamente igual à seção da garganta.
BENEFÍCIOS:
• podem ser usados para medir qualquer fluido
• boa precisão
• resistência à abrasão e ao acúmulo de poeira ou sedimentos
• capacidade de medição de grandes escoamentos de líquidos em grandes tubulações
• não há nenhum elemento mecânico imerso no escoamento
Tubo de Pitot
O tubo de Pitot foi criado em 1732 pelo físico francês Henri Pitot (1665- 1743). Seu principal objetivo era medir a velocidade