Tubulações
Trabalho como requisito básico para a apresentação da nota da disciplina de Instalações Hidros sanitárias do Curso de Engenharia Civil, do 6º Semestre turma :A do noturno.
Orientador (a): Luís Rocha
Salvador – BA
2013
SUMÁRIO
1 CONCEITO....................................................................................................................4
2 DISPOSITIVO CONTRA RETROSSIFONAGEM......................................................4
3 RECOMENDAÇÕES DA NORMA..............................................................................5
4 REFERÊNCIAS.............................................................................................................6
Retrossifonagem
1.Conceito
Segundo Plinio o refluxo em uma conexão cruzada do tipo indireto é denominado “retrossifonagem” pressões negativas na rede, que causam a entrada (refluxo) de água com germes, através do sub-ramal do vaso sanitário, bidê ou banheira. Pode ocorre quando se fecha o registro no início de uma coluna e se dá descarga a um ou mais vasos, a água, ao esvaziar o trecho superior da coluna, provoca uma rarefação (vácuo), de modo que, se não houver válvula adequada, a água poderá sair do vaso e seguir para a coluna de alimentação, onde se formou o vácuo.
2. Dispositivos contra a Retrossifonagem
Tomaz 2002 apresentar os dispositivos contra retrossifonagem Normalmente são válvulas de proteção e podem ter partes móveis ou não.
Os dispositivos mais usados sem partes móveis são: * Separação atmosférica (air gap); * Tubo de ventilação (vent pipe); * Coluna de vaporização ( pipe loop); * Sobrealtura (pipe upstand) e * Interruptor de tubulação (pipe interrupter)
3. Recomendações da Norma
Os aparelhos passíveis de provocar retrossifonagem podem ser instalados em coluna, barrilete e reservatórios comuns a outros aparelhos ou peças, desde que:
A coluna seja dotada de tubulação de ventilação, executada com as