Tubulações
TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS
Definição: Conjunto de tubos e seus acessórios Aplicações: Distribuição de vapor para força e/ou para aquecimento;
Distribuição de água potável ou de processos industriais; Distribuição de óleos combustíveis ou lubrificantes; Distribuição de ar comprimido; Distribuição de gases e/ou líquidos industriais.
Custo: Em indústrias de processamento, indústrias químicas, refinarias de petróleo, indústrias petroquímicas, boa parte das tubulaçãoesindústrias alimentícias e farmacêuticas, o custo das tubulações pode representar 70% do custo dos equipamentos ou 25% do custo total da instalação
s tubulações industriais, ou tubos industriais, são aqueles utilizados em indústrias tais como químicas, refinarias, setor alimentício, petroquímicas, farmacêuticas, etc. que por norma transportam fluidos de um lado para o outro. O conjunto de tubos distribuem os gases, vapores, óleos, lubrificantes ou outros líquidos e estão divididos em dois tipos diferentes – os tubos internos e os tubos externos nas instalações industriais.
Os internos são responsáveis por diferentes tipos de processos de trabalho e os externos fazem o transporte e a distribuição.
Os tubos industriais se dividem em vários tipos sendo:
Tubos metálicos – ferrosos e não ferrosos. Os ferrosos são o aço carbono; aço-liga; inoxidável; fundido; forjado; ligado e modular. E os não ferrosos são os tubos de cobre; latões; níquel; alumínio; metal; chumbo; titânio e zircônio (este tipo de tubos são menos utilizados devido ao seu custo).
Tubos plásticos – PVC; polietileno; acrílicos; epoxi; poliéster etc.
Existem ainda diversos tipos de revestimentos internos, particularmente utilizados em tubos de aço, que protegem os mesmos contra a corrosão, abrasão e erosão bem como fornecem isolamento térmico e acústico, tais como o zinco, borrachas, concreto, vidro, etc.
Os tubos estão ainda divididos em dois