Tubulaçoes
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO – UNICAP
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA QUÍMICA
ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
EMPREGO DE CORES PARA INDENTIFICAÇÃO DE TUBULAÇÕES INDUSTRIAIS
RECIFE
ABRIL/2012
1. Normas que Regulamentam o Emprego de Cores na Indentificação de Tubulações Industriais
A NR 26 determina que sejam utilizadas cores para sinalização de segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, com o objetivo de indicar e advertir acerca dos riscos existentes As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.
A Norma Regulamentadora Brasileira 6493, em vigor desde 30 de Novembro de 1994, determina as cores utilizadas na indentificação de tubulações industriais. Esta Norma estabelece as condições exigidas para o emprego de cores na identificação de tubulações para a canalização de fluidos e material fragmentado ou condutores elétricos, com a finalidade de evitar acidentes e facilitar a identificação dos materiais que passam pelo duto.
A NBR 6493 aplica-se à identificação de tubulações de maneira geral, podendo ser complementada por normas específicas, indicadas pela necessidade de determinadas atividades. A utilização das cores não dispensa o emprego de outras formas de prevenção de acidentes, tais como a classificação, a rotulação preventiva e a ficha com dados de segurança de produto químico.
2. Condições gerais
São adotadas as seguintes cores básicas na pintura das tubulações, aplicadas em toda a sua extensão, ou na seção média das faixas, quando divididas conforme o estabelecido no item 4.2.2 da NBR 6493:
a) alaranjado-segurança: - produtos químicos não gasosos;
b)