Tubulações
CAMPUS CARAÚBAS
BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DISPLINA: HIDRÁULICA
PROFESSOR (A): CIBELE GOUVEIA COSTA CHIANCA
TUBULAÇÕES E ACESSÓRIOS OPERACIONAIS (VALVULAS)
AILTON DE BRITO LEITE JÚNIOR
SUÉLLITON CHRISTIANO TAVARES LEITE
SEBASTIÃO ARRUADO DE MORAIS JUNIOR
CARAÚBAS/RN
2014
INTRODUÇÃO
Tubulação é o conjunto de tubos por onde se transporta diversos produtos como água, gás, etc. O transporte por dutos e tubulações é um tipo de transporte pelo qual o produto, geralmente líquido ou gasoso, desloca de um determino local para outro por meio dela. A infraestrutura desse sistema é fixa, pode ser instalada sobre o solo, no subsolo e submarina. São utilizadas nos mais diversos ramos e locais, existindo desde uma instalação residencial até as grandes malhas e oleodutos industriais, por facilitarem o transporte, distribuição e recepção de diversos suplementos das indústrias, principalmente as petrolíferas.
Os primeiros oleodutos surgiram nos Estados Unidos, por volta de 1885, o incremento dessa tecnologia intensificou-se a partir do século XX. Esse meio de transporte tem se propagado, pois nesse sistema permite-se conduzir produtos a enormes distâncias.
DESENVOLVIMENTO
Tubos: os tubos são elementos vazados, normalmente de forma cilíndrica e seção constante, utilizados no transporte de fluidos, os quais podem ser líquidos, gasosos ou mistos. Podem ser dos mais variados tipos de acordo com a sua aplicação.
Tipos de Tubos: entre os mais conhecidos estão os de PVC (Poli cloreto de Vinila) amplamente usados em instalações residenciais, contudo, hoje no mercado há vários outros tipos de materiais com características específicas para atender os mais diversos tipos de projetos, esses são materiais que vão muito além do PVC, pois podem atender a demandas que exijam diferentes resistências como à