tubo de venturi
O tubo de Venturi é um aparato criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli e no princípio da continuidade da massa. Se o fluxo de um fluido é constante, mas sua área de escoamento diminui então necessariamente sua velocidade aumenta. Para o teorema a conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui..
O efeito Venturi (também conhecido como tubo de Venturi) ocorre, quando num sistema fechado, o fluido em movimento constante dentro de um duto uniforme comprime-se momentaneamente ao encontrar uma zona de estreitamento aumentando a sua pressão e consequentemente a velocidade ao atravessar a zona estreitada onde ocorre " também " uma baixa pressão, e se neste ponto se introduzir um terceiro duto ou uma sonda, encontrará uma sucção do fluido contido nessa ligação. Este efeito, demonstrado em 1797, recebe seu nome do físico italiano Giovanni Battista Venturi (1746-1822).
O efeito Venturi é explicado pelo Princípio de Bernoulli e o princípio de continuidade de massa. Se o caudal de um fluido é constante mas a seção diminui, necessariamente a velocidade aumenta após atravessar esta seção. Pelo teorema da conservação da energia se aenergia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui obrigatoriamente.
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
MECÂNICA DOS FLUIDOS - LABORATÓRIO
EXPERIMENTO TUBO DE VENTURI
Alunos:
| RA: |
SALA: 6002 TA TURMAS:EP5S34/EA5S34
PERIODO: 5º DATA: 17/05/11
PROFESSOR: ANTÔNIO GERMINIANO
CURSOS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO (MECATRÔNICA)
INTRODUÇÃO
O tubo de VENTURI é um aparelho usado para medir a velocidade de escoamento de um fluido em um cano cilíndrico.