Tuberculose
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM TUBERCULOSE
ELOYNA KERUZA DE SOUSA SANTOS
PÂMELA ESTRELA BERTOLDO
VANESSA RODRIGUES FERNANDES
CAJAZEIRAS
2014
ELOYNA KERUZA DE SOUSA SANTOS
PÂMELA ESTRELA BERTOLDO
VANESSA RODRIGUES FERNANDES
QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM TUBERCULOSE
Projeto apresentado ao Curso de Enfermagem, da instituição da Faculdade Santa Maria. Como requisito parcial à obtenção do título de: Qualidade de vida de pacientes com tuberculose, sob a orientação do professor (a): Profª. MsC. Milena Nunes Alves de Sousa.
CAJAZEIRAS-PB
2014
1 INTRODUÇÃO
A tuberculose é definida por alguns como a calamidade negligenciada, é ainda um importante problema de saúde pública. Para tentar melhorar os resultados no seu enfrentamento, as ações foram descentralizadas para a Atenção Primária à Saúde (APS), o que vem demandando uma nova orientação na Estratégia de Saúde da Família (ESF) (Mendes, 2013). É mais comum nas áreas do mundo onde há muita pobreza, promiscuidade, desnutrição, má condição de higiene e uma saúde pública deficitária. A doença costuma afetar os pulmões, mas pode, também, ocorrer em outros órgãos do corpo, mesmo sem causar dano pulmonar.
Permanecendo como um dos problemas mundiais da saúde pública matando, pelo menos, 6 mil pessoas/ano no Brasil. Para o controle da doença a Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe o Tratamento Diretamente Observado (DOTS) como estratégia para atingir 85% de cura, 70% de detecção de casos e reduzir o abandono ao tratamento em 5% (Duarte, 2011).
O interesse na avaliação da qualidade de vida inclui também os indivíduos portadores da tuberculose, pois, mesmo sendo uma doença curável, o período de duração do tratamento e a quantidade de medicamento ingerida podem acarretar comprometimento na qualidade de vida desses pacientes.
A Organização Mundial