dispositivos de medição de pressão
Os instrumentos de medição de pressão são essências para garantir a qualidade do produto e a segurança dos trabalhadores que estão envolvidos na área de produção. Existem vários tipos de manômetros que medem diferentes pressões determinadas, cada um com suas características tanto internas como externas, medinho pressões altas ou baixas. Com o avanço das tecnologias novos instrumentos foram criados garantindo melhor precisão nas medições acarretando assim menos desperdício e melhor qualidade dos produtos em questão, existem manômetros quem medem pressões exercidas por líquidos gases ou a própria pressão do ar (levando a em consideração a pressão atm) sendo tais de grande porte ou de pequeno porte.
“Tubos Bourdon”
O “Tubo Bourdon” é um medidor de pressão utilizado em cilindros geralmente adotados por empresas que trabalham com fluidos pressurizados. Seu criador foi Eugène Bourdon que usou como base a observação de um reparo mecânico onde a aplicação da pressão foi essencial.
TIPOS:
Existem três tipos de tubo de Bourdon tipo C, Tipo Espiral e Tipo Helicoidal.
TUBO BOURDON TIPO C
(características) (imagem) O tubo Bourdon tipo C tem esse nome por causa de sua estrutura interior em formato de C. Tal medidor tem curvatura próxima a 250° e mede uma pressão de até 60 Bar (levando em consideração a pressão atmosférica). O tubo Bourdon tipo C funciona assim: a pressão (tanto ar ou fluído) entra pela conexão inferior e vai para o arco em forma de C, (geralmente feito de cobre ou aço inoxidável) com a força exercida pela pressão o arco se deforma de modo que vai para frente assim ligado em outros dispositivos movimenta o ponteiro e informa a pressão desejada na escala acoplada a ele ou em um mostrador digital. Os tipos Espiral e Helicoidal funcionam da mesma maneira, só que constituem de características internas diferentes e calculam níveis de pressão mais elevados