Tuberculose e Pneumonia
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Transmissão da tuberculose
A transmissão da tuberculose é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa com tuberculose expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.
O que é Pneumonia?
A pneumonia é uma doença infecciosa que provoca inflamação dos pulmões. Geralmente é causada por bactérias, vírus e fungos. Dentre estes, a pneumonia bacteriana é a mais comum.
Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.
Diferentes do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos facilmente.
Transmissão da Pneumonia
Uma das doenças que mais assusta quando falamos de infecto contagiosas é a pneumonia. Com sintomas bem semelhantes a gripe, ela sabe se disfarçar bem no meio e por isso tantos problemas para identificar e não contaminar os outros. A pneumonia é causada por um agente infeccioso como bactérias, vírus, fungos ou reações alérgicas. Mas, diferentemente do vírus da gripe, a pneumonia não é transmitida facilmente, porém não é impossível.
Uma das formas de transmissão que mais costumam acontecer é através do contato com pessoas doentes ou que carregam a bactéria na