Tuberculose em portugal
Página
Índice…………………………………………………………………………………... 1
Introdução …………………………………………………………………………..2, 3
A Tuberculose no Mundo e em Portugal ……………………………….4, 5, 6, 7, 8
Transmissão ……………………………………………………………………....9, 10
Sintomas ………………………………………………………………….....11, 12, 13
Diagnóstico ………………………………………………………………….14, 15, 16
Tratamento ………………………………………………………………………17, 18
Prevenção ……………………………………………………………………………19
Conclusão …………………………………………………………………...20, 21, 22
Referências bibliográficas ……………………………………………………...23, 24
Anexos
Introdução
No decorrer da unidade curricular de Microbiologia e Doenças Infecciosas foi-nos pedido que realizássemos um trabalho de investigação sobre a “A Tuberculose em Portugal”. Este trabalho tem como objectivo definir o que é a tuberculose, qual a sua incidência no Mundo e em Portugal, assim como a sua transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento, prevenção e qual o papel do enfermeiro perante a tuberculose.
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado Mycobacterium tuberculosis também designado por “bacilo de Koch”. É uma doença contagiosa, que se transmite de pessoa para pessoa e que atinge sobretudo os pulmões. Pode também atingir outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como os gânglios, os rins, os ossos, os intestinos e as meninges. Antes da descoberta dos antibacilares, a sua elevada morbilidade e mortalidade tornaram-na conhecida como “Peste Branca” por oposição à “Peste Negra” cujas epidemias ficaram na memória dos Homens. As primeiras lesões, atribuíveis à Tuberculose, foram encontradas em vértebras dum homem, que viveu no Período Neolítico entre 7000 e 3000 anos antes de Cristo. Porém, é na Grécia que, se começa a descrever a doença.
O agente causal da Tuberculose foi descoberto, a 24 de Março de 1882 pelo Dr. Robert Koch. Foi o primeiro passo para a cura da tuberculose.