Geradores eletricos
A característica principal de um gerador elétrico é transformar energia mecânica em elétrica. O principio básico de funcionamento esta baseado no movimento relativo entre uma espira e um campo magnético. Os terminais da espira são conectados a dois anéis, que estão ligados ao circuito externo através de escovas.
Admitamos que a bobina gira com velocidade uniforme no sentido da flecha dentro do campo magnético "B" também uniforme. Se "v" e a velocidade linear do condutor em relação ao campo magnético, segundo a lei da indução (FARADAY), o valor instantâneo da f.e.m. induzida no condutor em movimento de rotação e determinada pela equação:
e = B.l.v.sen(B^v)
Onde: e - forca eletromotriz (f.e.m.)
B - indução do campo magnético l - comprimento de cada condutor v - velocidade linear
2. Principais partes do gerador
2.1 Bobina A bobina é um componente que armazena energia sob a forma de um campo magnético.
2.2 Ímãs permanentes Responsável pela criação de um campo magnético permanente.
2.3 Escovas Utilizado como meio para a passagem da corrente entre o condutor da bobina e a saída para a utilização da energia. Geralmente feito de grafite pela a sua boa condutividade elétrica e baixo coeficiente de atrito.
Bobina
Escovas Ímã permanente
3. Principais tipos de geradores
3.1 Hidrelétrica As usinas hidrelétricas utilizam a energia da água, convertendo-a em eletricidade através de uma mecânica elementar. Na verdade, as usinas hidrelétricas são baseadas em um conceito simples: a água correndo por uma barreira gira algumas turbinas, que giram o gerador.
Barreira - A maioria das usinas hidrelétricas