Tsunami
Através da engenharia genética muitos hormônios passaram a ser produzidos por bactérias com DNA modificado, como por exemplo, a insulina, que era produzida por animais e causava alguns efeitos colaterais indesejáveis em seres humanos. O hormônio de crescimento era extraído da hipófise de cadáveres e houve casos de pessoas que se contaminaram com uma doença neurológica chamada Creutzfeldt-Jakob.
2-Tipos de manipulação genética
Existem 2 tipos de manipulação genética em humanos, a forma indireta e a forma direta.
2.1-Indireta
O tipo indireto possibilita a um animal diferente do humano com características compatíveis com o sistema imunológico humano, com o intuito de utilizar os seus órgãos e prevenir a rejeição dos mesmos. Os seres mais utilizados são porcos, chimpanzés, babuínos.
2.2-Direta
O tipo direto (manipulação do genoma humano) diz respeito á retirada dos genes embrionários que portam deficiências hereditárias como cancro, artrite, diabetes, cistite fibrosa, algumas formas de epilepsia, Alzheimer e pelo menos uma centena de doenças genéticas.
Num futuro próximo, este tipo de manipulação, através da descodificação do código genético humano em curso poderá possibilitar a manipulação de forma precisa dos genes dos seres humanos, de modo a realizar