tst segurança do trabalho
Índice
Segurança e Medicina do Trabalho 2
Acidente de Trabalho 3
Proteção e prevenção contra incêndios 6
Classes de fogo 7
Agentes extintores 8
Ruído
11
Equipamento de Proteção Individual 13
Fadiga
18
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA 21
Toxicologia
22
ISO 9000 27
ISO 14000 31
OHSAS 18000 31
FISPQ
32
Sistema GHS de Rotulagem .36
Transporte de produtos perigosos 40
Legislação
43
Referências Bibliográficas 46
Anexos
47
CETÉS – Qualidade, Higiene e Segurança do Trabalho 2
Segurança e Medicina do trabalho
Conceito e objetivos A segurança do trabalho pode ser considerada como o conjunto de atividades de reconhecimento, avaliação e controle dos riscos à de atividades, ou seja, a prevenção dos acidentes de trabalho propriamente ditos, isto é, aqueles que produzem cortes, fraturas, amputações, lacerações etc.
A Medicina do Trabalho pode ser considerada como o conjunto de atividades de reconhecimento, avaliação e controle dos riscos à saúde na indústria, ou seja, visa à prevenção das doenças ocupacionais.
Embora nem sempre seja possível estabelecer uma linha nítida de separação entre
Segurança e Medicina do Trabalho, costuma‐se, por questão didática, estabelecer distinção entre uma e outra, podendo‐se então dizer que, em tese, a Segurança do Trabalho visa proteger a integridade física do trabalhador contra as conseqüências agudas que lhe poderão advir do trabalho, enquanto a Medicina do trabalho procura resguarda‐lo das conseqüências de caráter crônico.
A Segurança e Medicina do Trabalho visam à manutenção do trabalhador no local em que exerce suas atividades, através de preservação de sua integridade física. Por Outro lado, a conservação dos locais de trabalho em condições favoráveis, do ponto de vista de Segurança e Medicina, contribuirá para a redução da taxa de absenteísmo e para a redução da