tsp1
Ontem recebi minha monografia corrigida, a nota e os comentários da minha supervisora foram muito reforçadores para mim; estes reforçadores me motivaram ainda mais a pesquisar sobre o assunto.
Opa!!! Por que ela está falando isso? Porque nesta situação temos pelo menos dois conceitos importantes da Análise do Comportamento (AC): reforço e motivação; motivação em termos comportamentais chamamos de operação estabelecedora (OE).
Mas vamos por partes....começarei falando sobre reforço. O reforço pode ser qualquer evento que aumente a freqüência de uma reação precedente (Myers, 1999). Desta forma, o reforço pode abranger uma série de ações, como um elogio, uma salva de palmas, no meu caso a boa nota e os elogios.
Entretanto, existem dois tipos básicos de reforço, o positivo e o negativo.
Reforço positivo é o que recompensa um dado comportamento de modo a aumentá-lo. Por exemplo, no experimento da Caixa de Skinner, com um rato privado de água, é liberada uma gota de água quando o rato pressiona a barra, nesse caso a água é o reforço positivo, pois estimula a resposta de pressão à barra. O comportamento é emitido visando à APRESENTAÇÃO do reforço (no caso a água). Para a maioria das pessoas atenção, dinheiro e reconhecimento funcionam como reforço positivo.
O reforço negativo é capaz de fortalecer uma reação quando REMOVE algum tipo de estímulo aversivo. Voltando a Caixa de Skinner o rato recebe choques elétricos e quando pressiona a barra os choques cessam, nesse caso os choques servem de reforçadores negativos, pois aumentou o comportamento de pressão à barra com finalidade de remover o choque. IMPORTANTE: o reforço negativo não tem um caráter punitivo, apesar de muitos pensarem que sim. Ele é justamente a REMOÇÃO de um evento punitivo. Eu estudo, pesquiso bem o assunto para eliminar um evento punitivo, ou seja, nota ruim.
Até aqui tudo bem neh...mas e essa Operação estabelecedora (OE) qual a relação