estudante
Turma: 6PSV1
Psicologia Social
Produto Final
Resumo texto “A subjetividade na Psicologia Sócio-Histórica”:
Neste texto foi abordado o tema subjetividade e foi exposto que este termo é resignado e correlacionado, em nossa atualidade, como algo individual e que é de essência individual do sujeito, algo que é apenas de um individuo e nada mais. Explica que a subjetividade não é somente algo individual de essência, e sim algo que reúne experiências vividas, modos de pensar, estilo de cultura e sociedade em que se vive, ou seja, a subjetividade pode ser formada através de diversos fatores que contribuem para que m determinado sujeito pense ou aja de certa forma. Neste texto foi abordado também a questão da subjetividade social, que significa nada mais do que a soma de toda a historia de uma pessoa relacionada com a historia do meio em que vive, ocasionando então numa subjetividade comum ou aprendida/transmitida.
Resumo texto “Consciência e atividade”:
O começa falando sobre o fenômeno e diz que este fenômeno é algo que deve ser estudado não em partes ou fragmentos isolados de uma maneira reducionista, mas sim de uma forma completa, esmiuçando cada parte de uma maneira integradora e total. A partir deste ponto, é valido salientar que o fenômeno psicológico deve ser compreendido tanto pelas relações que estão implícitas, quanto as relações que estão explicitas. Então para se entender o fenômeno psicológico é necessário compreender o homem pela sua consciência e atividade, ou seja, como ele atua nesse meio e como este meio atua sobre este sujeito, uma atividade dual. Desta forma então, o homem não é apenas uma esponja que absorve tudo ao seu redor de forma passiva, é também um sujeito ativo que atua na sociedade/meio.
Vygotski tem uma fala importante neste texto, ele compreende que as funções psicológicas superiores são importante para se compreender um ser humano, funções estas que se formam não só a partir da maturação