Tsai, lun
Tsai, Lun era um eunuco. Porque ele era um policial, ele teve o acesso a muitos recursos, incluindo dinheiro e de recursos humanos, para a investigação papel. Ele foi promovido pelo Imperador para a sua invenção e se tornou rico. Mais tarde, ele se envolveu em intrigas palacianas, o que levou à sua queda. Finalmente, ele terminou sua vida bebendo veneno.
É difícil imaginar como o mundo seria como sem papel. Na China, antes, Tsai Lun, os livros eram feitos de bambu, que foram pesados e desajeitados. Alguns livros foram feitos de seda, que eram muito caros. No Ocidente, naquela época, os livros eram feitos de pele de carneiro ou bezerro. Tsai, Lun melhorou a tecnologia de fabricação de papel de fibra de gergelim. Ele usou meterials reciclado como bambu, árvore de pele e tecido gasto para fazer papel. A técnica de fabricação de papel foi mantido em segredo durante cinco séculos na China. Em 751, alguns papeleiros chineses foram capturados pelos árabes e, posteriormente, papel foi produzido no Oriente Médio. A arte da fabricação de papel e gradualmente espalhou no século XII, os europeus aprenderam as artes dos árabes. Livro tornou-se o material de escrita mais comum no Ocidente.
Hoje, o papel é o material mais utilizado na vida humana, não apenas como um meio de comunicação.Tsai, Lun contribuição para a civilização é