Três ratos cegos
Apresentação:
O projeto se baseia em uma peça teatral que gira em torno de três homens, de diferentes idades, que decidem se segregar do meio social, por sofrerem do preconceito racial, sendo tratados como ratos. Em meio a troca de experiências eles se juntam e resolvem encarar o mundo e fingirem não ver a podridão social.
No geral a pela traz à tona a questão do racismo que hoje em dia é mascarada e faz uma crítica reflexiva do assunto.
Uma peça que por se tratar de um assunto tão discutido que é o preconceito racial, não tem restrição quanto ao público-alvo e sua produção simples, facilita a sua montagem em locais públicos de livre circulação, escolas e centros comunitários, durante a semana do dia da consciência negra (20 de Novembro).
Justificativa:
Embora seja um tema que ao longo dos tempos veio sendo bastante discutidos para se ter sua extinção, a peça tem seu diferencial na forma de como o racismo vem sendo abordado no dia-a-dia, apesar das leis que já o descrevem como crime, levando quem assiste a decifrar em simples ato, quase imperceptíveis o racismo ainda atuando, levando à reflexão e desenvolvimento de uma opinião crítica que é necessário à sociedade. E a semana da consciência negra é extremamente apropriada para um projeto como esse, que nos remete a essa problemática ainda existente em nosso país.
Objetivos:
Levar o público à reflexão do tema central estimulando assim uma opinião crítica social que possa gerar uma discussão a cerca do respeito social. Com base nisso que têm-se especificamente como objetivo:
- Provocar a reflexão
- Estimular a criticidade do público
- Envolver o público
- Gerar a conscientização