Três fatos comentados do governo Geisel
Transcrevo o texto base “DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS NO ESTADO BRASILEIRO 2012 2ª edição”, de Alcides Domingues Leite Júnior , trecho referente ao Governo Geisel, destacando os eventos marcantes, com o comentário no final:
Ernesto Geisel (1907-1996)
Em 1969 assumiu a direção da Petrobrás e, cinco anos depois, a Presidência da República. Em seu governo enfrentou o fim do chamado milagre econômico. Em 1977 decretou o Pacote de Abril, que aumentou o mandato presidencial de cinco para seis anos, além de manter eleições indiretas para governador. Termina seu mandato enviando ao Congresso a emenda constitucional que acaba com o Ato Institucional n. 5. Fonte: . Acesso em: 20 jul. 2009.
O GOVERNO GEISEL
Após a primeira crise do petróleo, que elevou o preço do produto de cerca de US$ 2 para o patamar de US$ 12, assume a Presidência da República o general Ernesto Geisel, que governou de março de 1974 a março de 1979. Representante da linha mais progressista das Forças Armadas, Geisel tratou de dar continuidade ao programa de desenvolvimento econômico dos governos anteriores, porém com aceno para o processo de distensão no campo político. Mesmo em meio a uma profunda crise econômica internacional, o novo governo não reduziu o volume de investimentos e gastos públicos. O processo, conhecido como “Crescimento Forçado”, trouxe grandes avanços para a economia brasileira, porém, com custos que levaram ao desequilíbrio das contas públicas e à disparada da dívida externa. A primeira crise do petróleo ocorreu em 1973 em protesto pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur. Na ocasião os países árabes organizados na Organização dos Países Exportadores de Petróleo aumentaram o preço do produto em mais de 300%.
No governo Geisel, o país cresceu 38,29%, equivalente a uma média de 6,7% ao ano. A inflação acumulada nos cinco anos foi de 398%, uma