Três Enfoques na Pesquisa em Ciências Sociais
As três correntes do pensamento contemporâneo que se destacam e que mais orientam nossa época, na educação e a pesquisa em ciências sociais são o Positivismo, Fenomenologia e o Marxismo, o nível de importância nessa época para as três correntes era desigual, isto se da por vários fatores, um deles são as condições históricas, o autoritarismo, a ditadura, impediam que ideias como estas mudassem o status quo existente.
1. O Positivismo
Prevaleceu até a década de 70, a critica mundial que este enfoque havia sofrido nas ciências sociais fez com que nos anos 80 ele não prevalece mais. O positivismo é uma tendência agregada ao Idealismo Filosófico Augusto Comte foi o fundador desta corrente então nos séculos XVI, XVII e XVIII, já com Bacon, Hobbes e Hume.
Os três momentos na evolução do positivismo foram: positivismo clássico, empirio-criticismo e o neopositivismo, o positivismo representa um pensamento logico, sendo denominada filosofia analítica, uma corrente do pensamento formal.
2. A Fenomenologia
Os enfoques fenomenológicos na pesquisa sociais começaram nos últimos anos na década de 70 com Edmund Husserl, ela representa uma tendência dentro do Idealismo filosófico, denominado idealismo subjetivo, a ideia base dela é a noção de intencionalidade e da consciência, um estudo que busca a essência e todos os problemas, eleva a importância do sujeito no processo da construção do conhecimento.
3. Marxismo, Materialismo Dialético e Materialismo Histórico
Karl Marx fundou a doutrina marxista na década de 1840, revolucionando o pensamento filosófico em seguida surge também Friedrich Engels e mais tarde Vladimir Ilich Lênin que tiveram um papel muito importante.
O marxismo compreende três aspectos principais: o material dialético, o material histórico e a economia politica. Este material dialético é a base do marxismo que busca explicações logicas, coerentes e