Trrabalhos
A percepção da cor é o mais emocional dos elementos específicos do processo visual, ela tem grande força e pode ser usada com muito proveito para expressar e intensificar a informação visual. A cor não apenas tem um significado universalmente compartilhado através da experiência, como também um valor informativo específico, que se dá através dos significados simbólicos a ela vinculado. Eis alguns significados:
Vermelho: aumenta a atenção, é estimulante, imponente, chamativo, excitante, dinâmico, motivador e leva à ação. Transmite a idéia de vida, fogo, calor, energia, movimento, revolta, intensidade, violência. O vermelho escuro sugere sobriedade e poder; o vermelho cereja é apaixonado, feminino e sensual; o vermelho claro é energizante e forte. Esta cor acelera reações metabólicas e desperta o apetite. É também a cor da aproximação, do encontro e da conquista, e está ligada aos desejos passionais e instintivos. Em geral aumenta o volume dos objetos.
Laranja: transmite a sensação de alegria, calor, aconchego, intimidade, força, euforia, energia, senso de humor. É associado às idéias de robustez, euforia, prazer, outono e pôr-do-sol. É a cor da criatividade e das crianças. É bom estimulante alimentar e digestivo. Tem também as características do vermelho, de forma mais moderada. Amarelo: Visível à distância, pois atrai a atenção, ideal para o destaque de elementos.
Indica luz, principalmente quando combinada ao preto. É desaconselhável sua utilização em regiões muito extensas, pois pode cansar a vista por causa da luminosidade. Causa estímulo mental, auxiliando na concentração, no estudo no desenvolvimento intelectual, sendo ideal para sites de educação e ensino. Esta cor é associada às idéias de idealismo, espontaneidade, alegria, euforia, vivacidade, originalidade, expectativa, dourado (ouro), sol, calor, palha, verão, conforto.
Verde: É uma cor de pouca expressão, com ação desinibidora, oferece a sensação agradável de calma e repouso.