Trocadores de calor
Permutador de calor ou trocador de calor é um equipamento bastante utilizado em indústrias, com a finalidade de realizar trocas térmicas entre dois fluidos em diferentes temperaturas. Seu tipo mais simples consiste de um recipiente onde se coloca uma substancia quente e outra fria, que logo são misturadas. Nesse sistema, ambos adquirem a mesma temperatura final, caracterizando o equilíbrio térmico. Já a quantidade de calor que foi transferida poder ser calculada a partir da igualdade entre a perda de energia do fluido quente e a energia ganha pelo fluido frio.
Os meios podem ser separados por uma parede sólida, tanto que eles nunca se misturam, ou podem estar em contato direto. Um permutador de calor é normalmente inserido num processo com a finalidade de arrefecer (resfriar) ou aquecer um determinado fluido. São amplamente usados em aquecedores, refrigeração, condicionamento de ar, usinas de geração de energia, plantas químicas, plantas petroquímicas, refinaria de petróleo, processamento de gás natural, e tratamento de águas residuais.
Um exemplo comum de trocador de calor é o radiador em um carro, no qual a fonte de calor, a água, sendo um fluido quente de refrigeração do motor, transfere calor para o ar fluindo através do radiador (i.e. o meio de transferência de calor). Noutras aplicações são usados para refrigeração de fluidos, sendo os mais comuns, óleo e água e são construídos em tubos, onde, normalmente circula o fluido refrigerante (no caso de um trocador para refrigeração). O fluido a ser refrigerado circula ao redor da área do tubo, isolado por outro sistema de tubos (similar a uma Serpentina (duto) que possui uma ampla área geometricamente favorecida para troca de calor).
2-CONCEITO
Constantemente há o interesse de transferir energia térmica de um sistema para outros corpos, ou até mesmo ao espaço. Isso pode ser realizado com um equipamento chamado Trocador de Calor, muito utilizado em diversas empresas.