Trocadores de Calor
Telêmaco Borba
2013
Engenharia Química – 6º Período
Letícia R.A.S.B. Damico
Mylena F. Lopes
Palloma A. Costa
Trocadores de Calor
Telêmaco Borba
2013
Resumo
Trocador de calor é o aparelho que realiza a troca térmica entre dois corpos, ou fluidos, em diferentes temperaturas. Este processo é muito utilizado em aquecimento e resfriamento de ambientes, na geração de energia, nos processos químicos, produção automotiva, recuperação de calor. Na Engenharia é aplicado para condicionar o ar e na refrigeração. Por ter inúmeras aplicações eficazes procura-se melhorar o projeto e eficiência no seu desempenho pela crescente preocupação com a conservação de energia.
Figuras
Sumário
Introdução
A evaporação é uma operação unitária utilizada para eliminar água de alimentos líquidos diluídos, obtendo-se assim produtos mais concentrados. A evaporação difere da desidratação, pois o produto tratado por este processo permanece sempre no estado líquido, também difere da destilação, já que os vapores produzidos não contém concentrações diferentes, como na destilação. Na evaporação, o equipamento utilizado é o evaporador, que consiste em uma câmara, dentro da qual existe um trocador de calor com aquecimento indireto que proporciona o meio de transmissão de calor ao produto por meio de vapor à baixa pressão.
Trocadores de calor são de extrema importância em diversas áreas fabris , como torres de refrigeração, caldeiras, condensadores, evaporadores, leito fluidizado, recuperadores como também em dispositivos de conforto climático e conservação de alimentos, como condicionadores de ar, aquecedores de água domésticos e frigoríficos que se baseiam fundamentalmente em trocadores de calor.
Principio da evaporação,
A evaporação é um fenômeno em que átomos ou moléculas no estado líquido (ou sólido, se a substância sublima) ganham energia suficiente para