Trocador de calor
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE TECNOLOGIA
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE CALOR E FLUIDO
EXPERIÊNCIA: Trocador de Calor
Raimundo Oricélio 05021007201
Pedro Facundo Lira 05021004701
BELÉM
Julho/2011
Introdução
Trocador de calor é o dispositivo usado para realizar o processo da troca térmica entre dois fluidos em diferentes temperaturas. Este processo é comum em muitas aplicações da Engenharia tais como: refrigeração e condicionamento de ar. Podemos utilizá-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no condicionamento de ar, na produção de energia, na recuperação de calor e no processo químico, produção automotiva, produção de offshore de óleo e gás, produção de aço e outros metais, mineração, etc. Em virtude das muitas aplicações importantes, a pesquisa e o desenvolvimento dos trocadores de calor têm uma longa história, mas ainda hoje se busca aperfeiçoar o projeto e o desempenho de trocadores baseados na crescente preocupação pela conservação de energia.
O dimensionamento e especificação de um trocador de calor para executar com eficiência e economia em um serviço específico é um pouco mais complicada do que se pensa normalmente. Muitas variáveis - pressão de projeto, vazão, queda de pressão, velocidade no bocal e compatibilidade, entre outras - devem ser consideradas antes de se selecionar um modelo para o trabalho específico.
[pic]
Podemos classificar os trocadores de diversas maneiras: quanto ao modo de troca de calor, quanto ao número de fluidos, tipo de construção, etc. De uma forma mais básica, duas classificações vão nos interessar: aquela que divide os trocadores entre aqueles que utilizam o contato direto e os de contato indireto e outra que os classifica em função das suas características de construção.
Objetivo
Estudar a eficiência do trocador de calor e correlações para coeficiente de película, comparando a efetividade do escoamento em contracorrente e paralelo.