Triticale e centeio
Discente: Professor Mestre Marcelo Franco Leão
Docentes: Alana Maria Souza; Stéphano Melo; Carolina Carneiro; Emerson Mezomo
Cereais: Centeio e Triticale
Centeio
O centeio é um cereal em grão, conhecido cientificamente como Secale cereale, que se parece com o trigo, mas é mais comprido e mais esguio. A cor do centeio varia do castanho amarelado a um verde acinzentado. Encontra-se geralmente disponível em grão integral ou partido, o em farinha ou flocos, o último dos quais se assemelha aos antiquados flocos de aveia.
Características
O centeio é uma é uma planta anual e cespitosa, de caule glabro ou pubescente abaixo da espiga, cuja altura varia, normalmente, entre 50 e 120 centímetros. É planta rústica e resistente que procede de uma espécie que ainda cresce em estado silvestre da Ásia Central (secale montanum). Considera-se a Rússia Meridional como o país originário do cultivo do centeio. Ocupa o oitavo lugar, em área, entre os cereais. No mundo, é cultivado especialmente no centro e no norte da Europa, em climas frios ou secos, em solos arenosos e poucos férteis.
Utilização
O grão de centeio é utilizado para fazer farinha, ração, cerveja, alguns tipos de whisky e gin e grande parte das vodkas.
Os fabricantes de bebidas utilizam o malte do centeio para fazer whisky. A palha do centeio é longa, macia e fácil de dobrar. É usada para embalagens, fabricação de papel, chapéus, esteiras e enchimento de colchões. Indicação Combate abscessos e furúnculos através de cataplasma. Sob a forma de farinha como alimento, é indicado no combate à desnutrição. Estimula e vitaliza o fígado. A farinha de centeio é indicada para diabéticos, hipertensos e pessoas preocupadas em manter a forma física e para dietas alimentares.
Contra indicação Assim como o