Ciencias
Introdução O triticale (X Triticosecale wittmack) é uma espécie criada pelo homem em laboratório, um cereal híbrido resultado do cruzamento de duas espécies distintas o centeio (Secale cereale L.) e o Trigo (Triticum aestivum L.).
Corpo de Texto No vasto reino das Plantas encontra-se este ser espectacular, criado e aperfeiçoado pelo homem, após vários anos de investigação científica. Os primeiros triticales criados apresentavam pouca fertilidade. São raros os casos em que é possível cruzar espécies diferentes e obter sucesso, pois o produto desses cruzamentos é normalmente estéril.
O triticale é uma espécie com capacidade de crescimento, desenvolvimento e reprodução superior à do centeio e trigo. Adaptando-se melhor aos Invernos rigorosos, pode também ser cultivado em solos menos férteis ou mais arenosos e ácidos do que as espécies que lhe deram origem.
Proveniente de duas espécies diferentes, triticale é um híbrido alopoliplóide possuindo cromossomas de dois genomas trigo e centeio. Após o cruzamento é necessário que se dê uma duplicação cromossomica, para dar origem a um organismo hexaplóide. As alterações genómicas contribuem para o aumento da variabilidade genética.
O triticale é um organismo formado por células eucariotas vegetais compostas por um núcleo individualizado, dentro do núcleo encontra-se as moléculas de DNA e RNA e foi nestes ácidos nucleicos que se deu toda esta alteração biológica.
e- Fólio A
Biologia Geral I
1/3
Ramada Turma 1
As células vegetais distinguem-se das animais, não só por terem uma parede celular a volta da membrana plasmática, como também por terem os seus próprios organelos. Exemplo destes organelos são os vacúolos que se encontram no citoplasma e têm como principal função acumular substâncias de reserva e regular a pressão osmótica. Outros importantes organelos existentes nas células vegetais são os cloroplastos, responsáveis pela captação de luz, são essenciais para a