Trissomia 21
Introdução
O respectivo trabalho foi proposto pela docente no âmbito da unidade curricular de Observação e Análise da Relação Educativa, na licenciatura em Ciências da Educação e da Formação, no 1º Semestre, do 2º Ano, no ano lectivo de 2010/2011. O presente trabalho consiste na construção de um instrumento de observação com o objectivo de analisar a perspectiva dos professores em relação à indisciplina dos alunos em contexto de sala de aula.
Tendo em conta a sociedade e os estilos de vida que hoje se percepcionam o conceito de insdisciplina é susceptível de múltiplas interpretações. Assim um indivíduo que apresente comportamente indisciplinados é em princípio alguém que possui um comportamento desviante em relação a uma norma explícita ou implícita sancionada em termos escolares e sociais. Estes desvios são todavia denominados de forma diferente conforme se trate de alunos ou de professores. Os primeiros são apelidados de indisciplinados, os segundos de incompetentes. Nesta abordagem vamos apenas referir os comportamentos desviantes dos primeiros e o que os professores pensam acerca do assunto.
O trabalho inicia-se com uma pergunta de partida acerca da temática, seguidamente de uma revisão da literatura onde investigamos alguns conceitos acerca da indisciplina, as suas causas e consequências bem com uma perspectiva dos professores em relação à problemática. Em seguida é elaborado um estudo preliminar do instrumento de observação, onde se descreve o seu procedimento. Por conseguinte, é realizada uma descrição detalhada do instrumento, indicando a sua definição, os seus objectivos, algumas vantagens e desvantagens bem como a