trilhasonora

2956 palavras 12 páginas
DA NATUREZA E POSSÍVEIS FUNÇÕES DA MÚSICA NO CINEMA

por Mauro Giorgetti

Admitida a possibilidade de a música ser importante para o cinema, seria útil entrarmos em algumas considerações a respeito das possíveis funções e aspectos que pode assumir.

Advertência Prévia: tenha-se muito presente que, grande parte do que segue corresponde a concepções e experiências pessoais de quem escreve; o aluno deve estar preparado, portanto, para vê-las eventualmente discutidas e mesmo contraditas.

Sabemos que o som geral de um filme se distribui em três categorias sonoras bem distintas, a saber, a dos ruídos, a dos diálogos e a da música (quando houver); via de regra, a música vem, hierarquicamente, em plano inferior às outras duas categorias (com efeito, dificilmente se lhe concederá primazia em relação a ruídos e voz e, se acontecer, tratar-se-á de um caso particular). Como explicar, pois, que a música, inegável subordinada dentro do complexo sonoro do filme, possa exercer importância não raro decisiva no resultado final do trabalho?

É nossa convicção que devemos buscar a resposta a essa questão na própria natureza da música, em sua própria essência fluída e imaterial. Na realidade, no plano sonoro da obra cinematográfica, a música, por essa própria fluidez e imaterialidade, representa o elemento abstrato, e os ruídos e vozes (diálogos), o elemento concreto. Em outras palavras, ruídos e vozes terão sempre significado concreto determinado (o ruído de água, vidros partindo, tiros, etc., não comporta outro sentido, assim como as vozes); A música, por sua natureza eminentemente flexível, assume o sentido que se lhe quiser conferir, pode invadir tudo, amoldar tudo e amoldar-se a tudo.

Não é difícil deduzir, portanto, que uma entidade tão flexível pode se constituir em recurso expressivo dos mais valiosos à disposição do diretor cinematográfico (a prova dessa flexibilidade é que a música possivelmente seja o único componente do filme elaborado após a filmagem, ou seja, se

Relacionados

  • Edição de video
    2524 palavras | 11 páginas
  • O futuro da música
    63580 palavras | 255 páginas