Trigonometria
Neste trabalho, vamos falar sobre a trigonometria, um ramo da matemática que estuda relações entre lados e ângulos de triângulos. A trigonometria plana lida com figuras geométricas pertencentes a um único plano, e a trigonometria esférica trata dos triângulos que são uma seção da superfície de uma esfera. A trigonometria começa como uma matemática eminentemente prática para determinar distâncias que não podiam ser medidas diretamente. Serve à navegação, à agrimensura e à astronomia. Ao lidar com a determinação de pontos e distâncias em três dimensões, a trigonometria esférica amplia sua aplicação à física, à química e a quase todos os ramos da engenharia.
Trigonometria
A trigonometria é um ramo da matemática que estuda os elementos de triangulo, ou seja, os lados e os ângulos. A palavra trigonometria deriva da união de três radicais gregos: tri (três) + gono (ângulos) + metron (medir).
O desenvolvimento da trigonometria aconteceu principalmente devido a problemas com a astronomia, agrimensura e navegação, por volta do século IV e V a.C., com os egípcios e babilônicos e os gregos.
Os Egípcios Os primeiros rudimentos de Trigonometria foram encontrados no Egito e na Mesopotâmia. Em uma pedra babilónica (1900 a 1600 a.C.) estão listadas algumas razões equivalentes a 1/cos2(x). Também tem um papiro conhecido por Papiro de Rhind, porque foi um rico chamado Henry Rhind que comprou o papiro no vale do Nilo, mas na verdade foi escrito por Ahmes um escriba e sacerdote. Neste papiro podiam encontrar problemas sobre construção de pirâmides, em que são usadas razões entre os lados de um triângulo. Os Babilónicos No entanto nem os babilónicos, nem os egípcios tinham acesso ao atual conceito de ângulo e as razões, do tipo das referidas atrás, eram vistas como propriedades dos triângulos e não dos ângulos. Esses foram os registos mais antigos, mas depois disto temos os gregos. Os Gregos Esses foram estudiosos da