Tributação nas micro e pequenas empresas
RESUMO
Este trabalho visa mostrar o impacto da carga tributária excessiva que incide sobre as empresas, principalmente as micro e pequenas (chamadas de MPE’s) no Brasil. A grande quantidade de tributos e sua complexidade fazem com que as MPE’s tenham sua vida reduzida. E para manter o negócio muitos empresários acabam optando pela via ilegal, a sonegação fiscal. Somando as modalidades de tributos, hoje chegam a 85 os tributos no Brasil, e, estes que são regidos por três entes, União, Estados e Municípios. E vários são os tributos que incidem nas MPE’s, dificultando a administração e aumentando os custos. O planejamento tributário é a ferramenta que os administradores tem para amenizar o ônus financeiro causado pelos tributos. É uma ferramenta que os micro e pequenas empresas podem dispor como forma amenizar o impacto causado pela pesada carga de impostos, sem.
Palavras chave: Microempresa. Pequena empresa. Brasil. Tributação. Planejamento tributário.
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo traz como tema a tributação paga pelas micro e pequenas empresas (MPE's) e, a necessidade do planejamento tributário para assegurar a sobrevivência das mesmas. A carga tributária do Brasil sobrecarrega as empresas, principalmente, as micro e pequenas empresas, causando assim a inadimplência e a falência.
A reforma tributária seria a solução para os males da tributação? A reforma tributária é uma mudança na atual estrutura e na legislação de impostos, taxas e contribuições vigente no país. Ela afetará a vida da população, dos empresários e dos governos.
Um dos objetivos desse trabalho é mostrar o peso da tributação nas (MPE’s) e formas gerais para poder assegurar a continuidade das entidades, de forma segura, e dentro das normas do Fisco. O planejamento tributário é uma ferramenta valiosa para as MPE's, através de seu minucioso estudo é possível escolher o sistema de tributação que mais se adéqua à