Tribos urbanas
- O que são?
Definimos tribos urbanas como um grupo de pessoas com ligações estéticas, éticas e pessoais, que compartilham da mesma ideologia e sentimento quanto a um determinado assunto. O fenômeno está relacionado á busca incessante do ser humano pelo agrupamento.
Podemos também, considerar tribos urbanas como um movimento que tenta lutar contra o desencantamento da sociedade. E, que em uma sociedade decadente e fragmentada, em que as pessoas se fecham cada vez mais, ainda há aqueles que querer expor suas ideias, ideologias, pensamentos e se fazer ouvir. E isso, muitas vezes, choca e agride visualmente e esteticamente a sociedade em geral na busca pela sua liberdade de expressão.
- Quando surgem?
As Tribos Urbanas surgiram na década de 60, com a revolução cultural criada por grupos de jovens que contestavam a sociedade, seus valores tradicionais e o poder militar e econômico. Surgia aí o sonho de paz, amor e liberdade, também conhecido como “Anos Dourados”. Nesta época podemos identificar como as principais tribos os Hippies e os Skinheads.
O primeiro autor ao utilizar o termo Tribos Urbanas foi o sociólogo francês Michael Maffesoli em seus artigos de 1985. O autor utilizava o termo metaforicamente para denominar formas supostamente novas de associação entre os indivíduos na “sociedade pós-moderna”.
As tribos estão estruturadas em nossas megalópoles constituindo as diversas redes, grupos de afinidades, de interesse e laços de vizinhança.
2- Tribos Urbanas
- Características
As tribos urbanas são compostas por meninos e meninas de diversas idades, etnias, localidades e costumes. As tribos urbanas vêm se tornando frequentes entre os jovens do mundo, que cada vez mais transitam entre elas, conhecendo como funcionam isoladamente. Cada "tipo" de tribo apresenta suas próprias características, mas em geral elas apresentam Fluidez (vaivém); Reuniões pontuais; Dispersão; “Sair de si”; Estar junto "à toa";