Resumo o mundo de sofia
À primeira vista, o livro nos remete para o romance banal de Sofia Amundsen. Às vésperas de completar quinze anos a menina recebe um envelope misterioso enviado por um não menos misterioso Alberto Knox, com perguntas tais como De onde vem o mundo? Quem é você? De onde você vem? E um cartão postal para “Hilde Moler Knag a/c de Sofia Amundsen”, seguidos de alguns papéis de um curso de filosofia.
Naturalmente curiosa, Sofia se interessa em resolver o enigma, torna-se aluna de filósofo de cinqüenta anos Alberto Knox que a introduz no pensamento de Sócrates, Aristóteles, Platão, Demócrito, o Império Romano, o Renascimento, o Cristianismo, o Iluminismo, René Descartes, Spinoza, o Romantismo, Marx, Darwin, Freud, Hegel, e muitos outros.
Alberto Knox começa totalmente anônimo, aos poucos deixa que a menina descubra mais coisas a seu respeito, até que eles se conhecem.
A intrigante história de Sofia e Alberto (o seu professor) é muito mais que um enredo banal. À medida que o curso de filosofia vai se desenvolvendo, Sofia e Alberto começam a sentir que eles estão inseridos em outra realidade além daquela em que vivem.
Durante o desenrolar do curso, Sofia lida com personagens como Chapeuzinho Vermelho, Aladim, e outras que um dia foram criadas para viverem dentro de uma narrativa infantil. Existem apenas em nossa lembrança porque um dia as conhecemos nas páginas dos livros. A inquietude e a curiosidade se tornam cada vez mais agudas, principalmente quando Sofia Amundsen descobre que os papéis recebidos são enviados por Alberto Knox, mas, o cartão postal vem de uma outra pessoa, um