O Mundo de Sofia - Resumo
Sofia é uma menina de 14 anos que passa a receber umas cartas com frases curtas, e fica curiosa para saber quem a escreveu.
Na primeira carta recebida, havia a frase “QUEM É VOCÊ?”. Na segunda carta, estava escrito: “De onde vem o mundo?”. Isso aguça a sua curiosidade. Alberto Knox, escritor das cartas, a leva por um mundo fantasioso para lhe ensinar sobre a filosofia.
Sócrates é acusado de introduzir novos deuses e corromper a juventude. Ele queria que as pessoas pensassem por si mesmas. Se pensassem sobre as consequências de suas palavras, teriam de julgar a si mesmos. Aquele que acha que sabe menos que o outro, é sábio.
Foi sentenciado à morte por querer ajudar às as pessoas pensarem corretamente. Pediu um banquete de honra na Prefeitura e disse que a morte danificaria mais a Atenas do que à ele próprio.
Pede a Platão (herdeiro de Sócrates) que mantenha a tradição. “Podem matar à Sócrates, mas não podem aniquilar o pensamento crítico. É mais nobre sofrer uma injustiça do que comete-la. Quem comete injustiças faz mal a si mesmo. Mostra que sua alma está confusa.
“Não é difícil escapar da morte. Todo soldado sabe. É só sair fugindo.”
“É muito difícil escapar da maldade, pq é muito mais veloz que nós.”
Platão diz que todas as coisas da natureza são sombras das ideias eternas. Mas muita gente se contenta com as enganosas sombras. São como o povo das cavernas. Veem as sombras nas cavernas, mas não se perguntam o que criou as sombras. Não se atrevem a abandonar a cova para descobrir o sol ou a verdade. É o famoso mito da caverna de Platão.
Aristóteles – filósofo grego, estudante na academia de Platão. Pensava que todas as coisas da natureza possuiam uma causa potencial para assumir uma forma. Dividiu o mundo em diferentes substâncias: seres inanimados e animados. Plantas, animais e seres humanos.
Primeiro, as flores são botões, depois murcham. Os animais sentem fome e sede, mas só o Ser Humano pode filosofar... pensar, refletir sobre o