Tribos urbanas: Skinheads
SKINHEADS
TRIBOS URBANAS: SKINHEADS
INTRODUÇÃO
Atualmente vivemos em uma sociedade onde os adolescentes são divididos em tribos urbanas, mas é claro que isso não significa que pessoas de outras idades não possam participar delas. Tribos urbanas são subgrupos de pessoas com hábitos, preferências, pensamentos e opiniões parecidas. Esses tipos de semelhanças entre jovens são mais comuns nos grandes centros urbanos, por terem as maiores massas, e é por isso que os seus grupos são denominados tribos urbanas.
Existem muitas tribos hoje em dia, mas algumas são mais aderidas do que outras. Temos exemplos como emos, cocotas, patricinhas, clubbers, hippies, headbangers, punks, dorks, drag queens, geeks, góticos, grunges, mods, nerds, playboys, rastafaris, skinheads, vegans e muitos outros. Como as tribos urbanas normalmente são formadas por jovens, citarei meu conceito de juventude no desenvolvimento. No presente trabalho de pesquisa, em especial, relatarei um pouco sobre os skinheads, grupo que faz parte das tribos urbanas atuais.
DESENVOLVIMENTO
JUVENTUDE: Na minha opinião juventude é um estado de espírito que não está presente apenas nos jovens. Pelo contrário, acho que está presente em pessoas mais velhas. Isso porque eles lembram como era bom ser jovem e como eles deviam ter aproveitado mais quando tinham aquela idade. Então, eles ficam com aquele espírito jovem, apesar de não ter toda aquela energia que tinham antes. Juventude pra mim é saber brincar, saber aproveitar os pequenos momentos, saber levar tudo na paz e na tranquilidade. Isso muitos jovens sabem fazer, e acho que é por isso que se chama juventude, porque quem mais pode aproveitar os momentos é o jovem, por causa da disposição. Hoje em dia muitas pessoas não tem esse espírito e estão focadas no ciclo trabalhar > gastar o dinheiro que ganhou trabalhando > trabalhar. Acho isso muito errado porque é um desperdício de