tribologia ex
O desvio entre a superfície real e a idealizada no projeto, é definido como sendo o desvio de forma da superfície podendo ser grosseiros ou finos, ele podem ser classificados de 6 ordens: Desvio de forma = não plano ovalado
Ondulação = ondas
Desvio de forma = ranhuras
Desvio de forma = estrias, escamas, ressaltos
Desvio de forma = estrutura
Desvio de forma = estrutura reticulada do material
As maiorias das técnicas de medição dos desvios de superfície se atem aos de segunda ordem ou superiores.
As pesquisas sobre Determinação da Qualidade Superficial começaram em 1934 quando o Eng. Alemão Gustav Schulz desenvolveu um pefilômetro simples capaz de registrar e armazenas os desvios em uma determinada linha de superfície, este perfilômetro serviu de base para os atuais rugosímetros de contato mecânico.
2) A rugosidade Média Ra é definida como sendo a média do valores absolutos dos afastamentos hi do perfil médio, sendo definida pela equação:
A rugosidade Rt é definida como sendo a distância entre o perfil de base e o perfil de referência, ou seja a maior distancia medida normalmente ao perfil geométrico ideal.
A rugosidade Rz ou média das rugosidades Rzi, é definida como sendo a média aritmética das rugosidades singulares em cinco trechos de medição sucessivos.
3) Para superfícies destinadas a servirem de mancal, ou seja, absorver um carregamento e/ou permitir um movimento relativo entre duas superfícies, o critério rugosidade é complementado como a curva de sustentação. Curva de Sustentação ou Curva de Abott é definida do a relação ar/metal de uma superfície.
Ela permite identificar o quanto de material, ou qual é o desgaste