Questionário sobre petróleo e óleos lubrificantes
1) Na opinião do grupo, o Brasil é realmente auto-suficiente na produção de petróleo? Algum dia chegará a ser auto-suficiente? Explique.
Não. O Brasil poderá se tornar quase que auto-suficiente em petróleo, se a totalidade da produção petrolífera brasileira for consumida no mercado interno, deixando um espaço pequeno para as necessidades de importações. Além do mais, alguns fatores podem influenciar na auto-suficiência e expansão do petróleo brasileiro: a disponibilidade de nafta ou outros derivados de petróleo, que é determinada pela expansão concomitante do refino do petróleo, ou da oferta adequada de gás natural; as implicações ambientais de novos empreendimentos junto aos tradicionais centros industriais; e, por fim, a capacidade e a competência para investimentos pesados em tecnologia sejam, na construção de novas plantas seja em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento para promover inovações tecnológicas na atualização contínua dos processos industriais e no desenvolvimento de novos produtos.
2) Explique como o petróleo é formado?
A formação do petróleo vem da deposição, no fundo de lagos e mares, de restos de animais e vegetais mortos ao longo de milhares de anos. Estes restos se formam, sendo cobertos por sedimentos, e mais tarde esses sedimentos se transformaram em rochas sedimentares. Pela ação do calor e da alta pressão provocados pelo empilhamento dessas camadas, possibilitou reações complexas, formando o petróleo. Devido a essas circunstâncias em que foi formado, o petróleo é encontrado em cavidades existentes entre as camadas do subsolo. Os depósitos de óleo cru e gás natural ocorrem quase sempre nos espaços porosos de rochas sedimentares. Qualquer rocha porosa ou permeável pode tornar-se reservatório bolsão, mas estas propriedades são mais comumente encontradas nas rochas sedimentares, especialmente arenitos e carbonatos. O petróleo ocorre, principalmente, em rochas sedimentares marinhas.