TRH MATEMATICA
Artigo por Eliana Dutra
Se você trabalha 8 horas por dia, ou se, como a maioria, trabalha muito mais do que isto, então você não tem tempo para pensar na sua carreira:
• Onde quer chegar?
•
Qual o cargo/função que quer estar desempenhando daqui a 4 ou 6 anos?
Claro que tem gente privilegiada que desde criancinha já sabe o que quer ser quando crescer, passa a juventude toda se preparando para chegar lá e caminha pela maturidade com segurança sabendo exatamente onde irá chegar ao final da carreira.
Mas a maioria das pessoas depois que entra no cotidiano da empresa perde a perspectiva de longo prazo.
No máximo, o Júnior quer ser Pleno, quando chega a Pleno quer ser Senior, ou seja, uma perspectiva onde o seu horizonte é o cargo imediatamente acima do seu na hierarquia. Vejamos o caso de João.
João logo que saiu da universidade conseguiu uma colocação numa pequena empresa de consultoria como assistente de contas a pagar, ele gostava do que fazia, tinha talento para organizar as coisas e logo colocou as contas da empresa em ordem e criou uma rotina de trabalho que, com formulários inventados por ele, facilitou o trabalho dele e o do comprador da empresa.
Depois de algum tempo João foi promovido a analista financeiro, quando sua responsabilidade aumentou, pois precisava analisar os documentos e inserir dados em planilhas eletrônicas organizando os pagamentos e recebimentos de rotina, seu trabalho era um impute importante na confecção do fluxo de caixa da empresa. Os anos foram passando e João continuou sua carreira de forma brilhante sendo elogiado pelo gerente porque gostava de trabalhar no computador e estava sempre pesquisando novos softwares e sistemas financeiros que facilitavam o trabalho da área.
Quando João completou 32 anos, seu gerente se aposentou e João foi convidado a ocupar a gerência.
Radiante João aceitou, iria receber um bom aumento passaria a almoçar no restaurante dos executivos,
além